1756 -1844

Filho de Horacio Pacca, marquês de Matrice, e de Cristina Malaspina d’Olivola, Bartolomeo Pacca foi educado pelos jesuítas em Nápoles. Chegou à Escola Clementino em Roma, antes de entrar na Academia Eclesiástica de Roma em 1778. Ele estava perto de Pio VI, que o fez seu camareiro secreto em 31 de maio de 1785, antes de nomeá-lo arcebispo de Damiette e núncio apostólico em Colônia. Bartolomeo permaneceu na Alemanha até 1794, depois oficiou como núncio apostólico pela corte de Portugal de 1795 a 1802. Perto do príncipe Dom João e da família real, ele preservou a influência da Igreja neste país quando toda a Europa foi perturbada pela Revolução Francesa ea guerra.

Pio VII eventualmente nomeado cardeal e Bartolomeo voltou a Roma, de onde se esforçou para a proteção dos pertences e os direitos da Igreja na França. Por ordem de Napoleão, foi raptado em Roma com Pio VII em 1809. Transferidos juntos para Grenoble, os dois homens foram eventualmente separados e colocados na prisão. Bartolomeo foi preso no Piemonte, na Fortaleza Fenestrelle, a maior da Europa (1 300 000m²), onde permaneceu prisioneiro por três anos e meio.

Em 1813, Pio VII, ao negociar uma concordata com Napoleão, pressionou para que o Cardeal fosse libertado e os dois se encontraram novamente em Fontainebleau em fevereiro. Juntos, regressaram a Roma no ano seguinte e Bartolomeo foi nomeado pro-secretário de Estado e Ministro das Finanças do Estado pontifício. Ele tinha Tite arco triunfal remodelado na época.

Até ao fim de sua vida, cumpriu tarefas importantes: pró-datário de Sua Santidade, eventualmente bispo de Ostia e finalmente arcipreste de São João de Latrão, também colaborador próximo dos Papas Leão XII, Pio VIII e Gregório XVI. Este clérigo teve um grande impacto em seus tempos e na história da Igreja como um ardente lutador pelos direitos da Igreja em um período conturbado. Seu último discurso, realizado em 1843 na Academia de Roma da Religião Católica e lidando com o estado atual eo futuro destino da Igreja Católica, teve um impacto particularmente forte.

Ele morreu em Roma alguns meses depois, em 1844.

Suas obras:

Memorie storiche della nunziatura di Colonia Dei grandi meriti verso la Chiesa Cattolica del clero dell ‘Universita e de’
Magistrati di Colonia nel secolo XVI História do ministério de viaggi na França e da prigionia nel Forte de San Carlo em Fenestrelles.
Notizie sul Portogallo e sulla nunziatura di Lisbona
Memoria storiche per servire alla storia ecclesiastica del secolo XIX (1809-1814)
Notizie storiche intoria alla vita e gli scritti di Mons. Franco. Pacca, arcivescovo di Benevento (1752-1775).
Memórias Históricas do Cardeal Pacca sobre questões eclesiásticas na Alemanha e em Portugal durante sua nunciatura. Notizie sul Portogallo e sulla nunziatura di Lisbona Memoria storiche per servire alla storia ecclesiastica del secolo XIX (1809-1814) Notizie storiche intoria alla vita e gli scritti di Mons. Franco. Pacca, arcivescovo di Benevento (1752-1775). Memórias Históricas do Cardeal Pacca sobre questões eclesiásticas na Alemanha e em Portugal durante sua nunciatura. Notizie sul Portogallo e sulla nunziatura di Lisbona Memoria storiche per servire alla storia ecclesiastica del secolo XIX (1809-1814) Notizie storiche intoria alla vita e gli scritti di Mons. Franco. Pacca, arcivescovo di Benevento (1752-1775). Memórias Históricas do Cardeal Pacca sobre questões eclesiásticas na Alemanha e em Portugal durante sua nunciatura.