1754-1834

Luigi Malaspina di Sannazzaro, nobre de Pavia, foi um camareiro do imperador do Sacro Império Romano no final do século XVIII.

Durante sua juventude, Luigi Malaspina viajou por toda a Itália e ficou na França, Inglaterra e Alemanha. Quando voltou para a Itália, o imperador José II pediu-lhe que administrasse o hospital de Pavia, que se tornou um exemplo para toda a Itália. Ele finalmente se tornou um delegado real da Universidade.

Durante a invasão francesa, deixou Pavia, mas recuperou seu feudo após a derrota das tropas de Napoleão. Ele finalmente se juntou ao Congresso de Viena como um representante de Pavia para as negociações sobre o redesenho da Itália. Em 12 de fevereiro de 1816, no palácio imperial de Milão, foi decorado com a Ordem da Coroa de Ferro por Franz I, primeiro imperador da Áustria.

Depois de sua estada em Viena, voltou para Pavia. Um amante da arte e da arquitetura, publicou um catálogo que mostra sua coleção da gravura. Ele também encomendou, desenhou os planos e pagou por um palácio onde Art foi ensinado. Quando morreu, deixou para trás um grande número de pinturas, estampas e gravuras reunidas durante suas estadias em Milão e na Alemanha, que formou uma das coleções mais preciosas da Itália na primeira metade do século XIX. É mantido agora na galeria de arte de Malaspina em Pavia.

Ao longo de sua vida, Luigi Malaspina publicou muitos escritos:
– Delle Leggi Del Bello Aplicar Alla Pittura Ed Arquitettura Saggio 1791
– Osservazioni sugli spedali, sugli Stabilimenti di Beneficenza e su caratteri delle inclinazioni delle passioni, Pavie,
1793 – Canteiro de obras na fabrica da catedral de Pavia, Milão, 1816
– Cúpula de Pavia, Pavie, 1819
– Cemitério de arte popular em toda a Itália e no centro da cidade, Milão, 1820
– 1824, 2 volumes.
– Memoria sugli apparences caratteri delle inclinazioni and passioni, Milano, 1826
– Cenni sulla mitologia egizia, 1828
– Saggio sulle leggi del bello aplique all a pittura ed architettura, Milano, 1828
– Inscrizioni lapidarie, Milan, 1830
– Elementi tratti delle piu accredidate opere per Milão 1831
– Quadro da igreja greco, Milão, 1831
– Carta de arte da Catedral de Pavia, Milão, 1832 – Igreja de Idoli egizi.