+1185

Filho do marquês Alberto, que foi o primeiro a levar o nome de Malaspina, Obizzo ganhou fama no século XII, juntando-se a muitas batalhas na Itália e através de sua relação com o imperador Federico de Barbarossa.

Inicialmente um rival do imperador, Obizzo tinha lutado com as cidades lombardas pela sua independência em troca de uma saída sobre o mar Mediterrâneo. Juntamente com a Liga Lombarda, ele se juntou a várias batalhas, entre outras, a famosa em Tortone, em 1155, onde ele corajosamente resistiu ao imperador. Ainda em 1164, ele mudou de lado e se aproximou de Federico, que eventualmente lhe concedeu muitos fiefs em Lunigiane, Emilia, Lombardia e Piemonte. Quando, de volta a Roma, o imperador foi detido pelas cidades italianas, Obizzo voou em seu auxílio e acompanhou-o pelos vales de Aveto, Trebbia e Staffora, hospedando-o por algum tempo no Castelo de Oramala.

Alguns anos mais tarde, Obizzo aproximou-se mais das cidades lombardas e lutou contra o imperador na batalha de Legnano em 1175. Em 1183, participou também na Constance Peace, que celebrou a vitória final das cidades e o reconhecimento de suas Poderes reais, bem como sua liberdade nas relações com a cidade. Obizzo morreu em 1185, deixando três filhos atrás dele: Obizzo e Moroello, cujos descendentes dividiram suas imensas propriedades algumas décadas mais tarde, e Alberto, que ganhou fama no campo das Artes, principalmente poesia.